A REVOLUÇÃO DA LONGEVIDADE E O PERFIL 60+ ENCONTRADO HOJE

07/07/2024

À frente do primeiro painel do dia, Rita Almeida, head de planejamento estratégico na AlmapBBDO, Thiago Akira, palestrante e consultor de Marketing Digital no Turismo, e Thais Medina, jornalista e fundadora da Business Factory, discutiram o comportamento do consumidor 60+ e o que é preciso para que uma marca consiga conversar diretamente com este nicho.

Rita começou desmistificando a figura do idoso e chamando a atenção para o envelhecimento da população. "Em três décadas, seremos o sexto país mais velho do mundo". Para a pesquisadora, o brasileiro ainda é etarista, além disso, é senso comum enxergar a população idosa de forma estereotipada, focando em vulnerabilidades. "A revolução da longevidade já começou e é responsável por US $22 trilhões em gastos. Precisamos pensar no velho ativo, olhar para as forças dessas pessoas", comentou.

Para instigar a plateia, Thais Medina propôs uma enquete ao vivo sobre os hábitos de compra dos clientes dos agentes de viagem. Para a plateia, 71% dos perfis de compra vêm por aplicativos de mensagem e 29% das vendas passam pelas redes sociais.

A profissional relembrou que a comunicação é essencial para atrair o público que se deseja, mas é necessário entender os subnichos que vem acompanhados de um recorte. "É importante a gente conhecer o nosso cliente de verdade. Só ser o 60+ não é o suficiente. Temos pessoas que gostam de contemplar a paisagem, temos perfis que querem viajar o mundo em uma moto e temos outros que querem apreciar uma boa comida. Todos eles podem estar no recorte 60+, mas que não consomem as mesmas coisas", completou.

Já Thiago Akira chamou a atenção para a comunicação datada do público com mais de 60 anos, associada à aposentadoria, produtos antienvelhecimento e presente para os netos. "Já li alguns artigos que falam que os 50 anos são a adolescência sem ilusões. Muitos estão recomeçando a vida, investindo em um novo negócio, um novo relacionamento. Não é recomeçar do 0, mas com uma bagagem que permite tomar decisões melhores", comentou.

O profissional reforçou a importância do entendimento do nicho na busca pela comunicação com diversos públicos. "Como é a relação do seu cliente maduro com tempo, atenção e reconhecimento? Tempo significa tempo de qualidade, ter tempo para curtir e viver novas experiências. Atenção quer dizer cuidados aos detalhes, entregar excelência no serviço, e reconhecimento, que quer dizer respeito e identificação. Não temos mais aquele idoso de bengala e cabelos brancos. Os novos idosos são ativos, aventureiros e querem ser tratados desta maneira", finalizou.